sexta-feira, 29 de junho de 2012

A Escola Homenageia o Centenário de Luiz Gonzada

29 de junho de 2012


A  EEEP José Ivanilton Nocrato em Guaiuba homenageia o centenário de Luiz Gonzaga o Rei do Baião com muitas apresentações, comidas típicas, barracas e brincadeiras ao som do grupo local "Pé-de-Serra Amor Junina". Tivemos a visita de populares, autoridades local, representantes da secretaria de educação,  representantes da APAE, professores de algumas escolas, Gestores, professores  e funcionários da mesma. O grupo da terceira  idade "Luar do Sertão"  fez uma linda apresentação, dançando e homenageando o Rei do Baião.
Os alunos também fizeram apresentações com o desfile do Casal Caipira, a Rainha Caipira e uma dança de Quadrinha com muita animação e alegria.
Desde já agrecemos a todos os nossos convidados que fizeram presente na nossa festa junina. Veja nossas fotos.



Vida de Luiz Gonzaga
O Rei do Baião foi também uma figura importante na divulgação da imagem do Nordeste para o resto do país. O afilhado do artista, Dominguinhos, reconhece este papel de Gonzaga. "Ele era um artista político que pediu muito pelo Nordeste. Viveu toda uma época puxando a atenção para o lado nordestino, vencendo os preconceitos", afirmou.
A chegada da televisão ao Brasil no início da década de 1950 revelou para o país ritmos mais urbanos, como a bossa nova e o rock. O espaço de Luiz Gonzaga ficou menor, em nível nacional. Nesse período, o músico voltou à estrada com sua vida de viajante. Seu retorno à mídia aconteceu pelas trilhas sonoras das novelas, como a de Saramandaia , de Dias Gomes. Em 1980, Luiz Gonzaga retorna ao cenário nacional, resgatado pelo seu filho, o também cantor e compositor Gonzaguinha - com quem teve uma infância tumultuada.
Luiz Gonzaga Nascimento nasceu em 1912 em Exu, no Sertão do Araripe, em Pernambuco. Foi o segundo de nove filhos e cresceu ouvindo o pai tocar forró nas vilas da região. Desde os oito anos já se apresentava em festas cantando e tocando sanfona, mas só começou de maneira profissional na carreira artística em 1939, depois de se desligar do Exército Brasileiro, onde serviu por 10 anos.
O sanfoneiro começou a se apresentar como músico no Rio de Janeiro com a influência de amigos que conheceu na cidade, tocando chorinho, jazz, blues e foxtrot, além de participar como calouro em programas de rádio.
A década de 1940 foi marcada por grandes sucessos na vida de Lua. Além de tocar, começou também a cantar suas canções nas gravações de LP e adotou o estilo nordestino de se vestir, com o conhecido chapéu de couro, como forma de caracterizar suas apresentações. Luiz Gonzaga morreu aos 76 anos, em 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário