Projetos Escolares


UMA DOSE DE LEITURA

Contato diário com diversos gêneros textuais com variadas temáticas, essa é uma prática permanente dos alunos e professores da EEEP José Ivanilton Nocrato no projeto “Uma dose de leitura”.
Nas turmas dos segundos anos, os minutos iniciais da primeira aula do dia são voltados à leitura de um texto curto, que pode ser de qualquer gênero, desde uma notícia atual a uma tirinha humorística. Já a tarde, iniciando o sexto tempo de aula, as turmas dos primeiros anos têm sua dose diária de leitura. Os textos são lidos e depois comentados ou apenas apreciados pelos alunos. Desse modo, o hábito de leitura é incorporado em pequenas doses diariamente na vida dos estudantes. Assim, na escola profissionalizante da Guaiúba, todo dia é dia de ler.

CIRANDA LITERÁRIA

Fomentar a cultura da leitura do texto literário é o maior objetivo do projeto Ciranda Literária. Durante todo o ano letivo, os alunos da EEEP José Ivanilton Nocrato participam de uma troca de livros literários entre seus pares. São quatro livros destinados aos alunos da 1ª série e quatro títulos para os segundos anos.
Durante um bimestre, cada turma ler coletivamente, em uma aula destinada exclusivamente para essa leitura, uma obra literária( romance, novela, crônicas, contos ou poesia). Os títulos literários são trocados bimestralmente até o final do ano, desse modo cada aluno lê, pelo menos, quatro livros de literatura durante o ano letivo.
O projeto propicia uma ação coletiva de letramento literário, reforçando os escassos tempos de leitura literária na escola , com o intuito de que a experiência escolar se desdobre em práticas sociais de leitura na vida dos jovens. Nessa Ciranda ninguém fica sem par, e toda a escola se contagia com o mundo fascinante da leitura literária.

UM DESCRITOR PARA CHAMAR DE MEU

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de aprendizagem dos alunos, todos os professores da EEEP José Ivanilton Nocrato adotam descritores do SPAECE em suas práticas pedagógicas em sala de aula.Além do trabalho permanente com todos os descritores já inseridos nos planos de ensino das disciplinas da base comum, cada professor escolhe um ou mais descritores, independente da disciplina, para ser contemplado e revisado em sala de aula.
Apropriando-se dos descritores, os educadores acreditam que possam engrandecer seu trabalho diário e contribuir ativamente no crescimento dos índices de aprendizagem dos educandos nas avaliações internas e externas.