UMA
DOSE DE LEITURA
Contato
diário com diversos gêneros textuais com variadas temáticas, essa
é uma prática permanente dos alunos e professores da EEEP José
Ivanilton Nocrato no projeto “Uma
dose de leitura”.
Nas
turmas dos segundos anos, os minutos iniciais da primeira aula do dia
são voltados à leitura de um texto curto, que pode ser de qualquer
gênero, desde uma notícia atual a uma tirinha humorística. Já a
tarde, iniciando o sexto tempo de aula, as turmas dos primeiros anos
têm sua dose diária de leitura. Os textos são lidos e depois
comentados ou apenas apreciados pelos alunos. Desse modo, o hábito
de leitura é incorporado em pequenas doses diariamente na vida dos
estudantes. Assim, na escola profissionalizante da Guaiúba, todo dia
é dia de ler.
CIRANDA
LITERÁRIA
Fomentar
a cultura da leitura do texto literário é o maior objetivo do
projeto Ciranda
Literária.
Durante todo o ano letivo, os alunos da EEEP José Ivanilton Nocrato
participam de uma troca de livros literários entre seus pares. São
quatro livros destinados aos alunos da 1ª série e quatro títulos
para os segundos anos.
Durante um bimestre, cada turma
ler coletivamente, em uma aula destinada exclusivamente para essa
leitura, uma obra literária( romance, novela, crônicas, contos ou
poesia). Os títulos literários são trocados bimestralmente até o
final do ano, desse modo cada aluno lê, pelo menos, quatro livros de
literatura durante o ano letivo.
O
projeto propicia uma ação coletiva de letramento literário,
reforçando os escassos tempos de leitura literária na escola , com
o intuito de que a experiência escolar se desdobre em práticas
sociais de leitura na vida dos jovens. Nessa Ciranda ninguém fica
sem par, e toda a escola se contagia com o mundo fascinante da
leitura literária.
UM DESCRITOR PARA CHAMAR DE
MEU
Com
o intuito de contribuir para o desenvolvimento de aprendizagem dos
alunos, todos os professores da EEEP José Ivanilton Nocrato adotam
descritores do SPAECE em suas práticas pedagógicas em sala de
aula.Além do trabalho permanente com todos os descritores já
inseridos nos planos de ensino das disciplinas da base comum, cada
professor escolhe um ou mais descritores, independente da disciplina,
para ser contemplado e revisado em sala de aula.
Apropriando-se dos descritores,
os educadores acreditam que possam engrandecer seu trabalho diário e
contribuir ativamente no crescimento dos índices de aprendizagem dos
educandos nas avaliações internas e externas.