Cursos Técnicos


AGROPECUÁRIA
Agropecuária é a ciência que reúne os substantivos agricultura e pecuária. É, portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais. O técnico em agropecuária é o Profissional que detém um conjunto de conhecimentos usados para planejar e gerenciar as atividades de uma propriedade rural, desde o cultivo e/ou criação, até a administração dos negócios. No Brasil, o setor é responsável por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) direto e mais de 17 milhões de empregos. Quase 40% do valor bruto da produção agropecuária vêm da agricultura familiar, sendo que de cada dez trabalhadores do campo, cerca de oito estão ocupados em atividades familiares. O mercado de trabalho para absorver profissionais habilitados no Curso Técnico em Agropecuária tem se mostrado promissor. As oportunidades vislumbradas são: implantação de sistemas de produção agrícolas; gerente de empreendimentos agropecuários; extensionista e/ou agente de desenvolvimento rural; projetista de empreendimentos agropecuários; técnico em inspeção de origem animal e vegetal; técnico de nível médio nas áreas da Agropecuária, etc. O curso tem por objetivo formar profissionais em agropecuária, em uma base agroecológica, voltado para suprir as demandas da agricultura familiar.

Carlos Eduardo/Ítalo Albuquerque/Eveline Viana Salgado – Professores do curso Técnico em Agropecuária



AQUICULTURA
O IBAMA (2007), define aquicultura como “processo de produção de organismos aquáticos em cativeiro, peixes, crustáceos, moluscos, quelônios e anfíbios. Pode ser realizado no mar (maricultura) ou em águas continentais (aquicultura continental)”. Dados estatísticos do Ministério da Aquicultura e Pesca (2010) apontam o Ceará como o maior produtor de pescado cultivado no Brasil em 2009. As projeções indicam um aumento significativo na produção da aquicultura em nosso Estado acompanhando a crescente demanda interna e externa. Embora a produção de tilápias e camarão sejam os principais produtos da aquicultura no Estado, o cultivo de espécies ainda pouco conhecidas pelo consumidor cearense vem ganhando cada vez mais espaço, como é o caso do pirarucu, tambaqui dentre outros. Com o incremento da produção, novos mercados sendo abertos e a crescente demanda, profissionais capacitados tornam-se necessários para a intensificação dos sistemas produtivos sob seus diversos aspectos. O curso técnico de aquicultura propõe-se a formar profissionais aptos a assumir responsabilidades nesse cenário promissor e dar continuidade a esse processo de crescimento.
Thiago Andrade/Ítalo Albuquerque/João Henrique/Rafael Maciel - Professores do curso Técnico em Aquicultura  

QUÍMICA
A Química é a ciência que se preocupa em compreender as propriedades dos materiais, suas transformações e a energia envolvida nessas transformações, tendo em vista o desenvolvimento contínuo dos processos de produção de novos materiais mais eficientes e limpos, e que acompanhem as necessidades contemporâneas e futuras da humanidade. A indústria química tem ocupado papel importantíssimo na economia de muitos países e, em especial, aqui no Brasil, onde participa como o 4º setor com maior contribuição no PIB industrial, sendo o Ceará o 3º estado da região Nordeste em número de produtos químicos produzidos, com perspectivas DE crescimento. Diante deste panorama, a necessidade por profissionais nesta área é significativa. O curso oferecido nesta unidade de ensino visa, portanto, formar profissionais de nível técnico capacitados a se inserir neste mercado em expansão, principalmente pela presença de indústrias importantes na região metropolitana de Fortaleza, especialmente nas áreas têxtil, alimentícia e metalúrgica. Contudo, o técnico formado terá subsídios também para atuar na área comercial (vendas, representação e assistência), em laboratórios de análise e controle de qualidade e, ainda, em pesquisa e desenvolvimento.
Daniel de Oliveira e Isabelly Silva - Professores do Curso de Química

INFORMÁTICA
O termo Informática é usado para descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas. O Curso Técnico em Informática oferecido nessa instituição de ensino tem como objetivo capacitar os alunos para atuar no mercado de TI (Tecnologia da Informação). Com o foco principal no Desenvolvimento de Sistemas, capacitando os alunos para trabalhar nas atividades de desenvolvimento suporte e manutenção de aplicações Desktop e aplicações Web, mas também oferece aos alunos conhecimentos básicos nas áreas de Redes de Computadores e de Manutenção e Suporte de Informática.
Stênio Alves - Professor do Curso de Informática