1ª
COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
EEEP JOSÉ
IVANILTON NOCRATO
II FEIRA
DE CIÊNCIAS E CULTURA – 2014
Em 2014,
a Feira de Ciências e Cultura será pela segunda vez organizada pela
EEEP José Ivanilton Nocrato. Nesta 2ª edição da Feira, o objetivo
principal é interagir os alunos e professores do Ensino Médio
Integrado ao Profissionalizante da Rede Estadual na perspectiva de
fomentar a pesquisa científica no âmbito das escolas públicas
cearenses.
1.
OBJETIVOS DO EVENTO:
I.
Estabelecer relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das
disciplinas da base comum e do ensino profissionalizante de nível
médio com problemáticas sociais, culturais, econômicas e
ambientais, de caráter local, regional, nacional ou global;
II.
Envolver participações ativas, práticas e conceituais de alunos,
na condução e avaliação do projeto, ou revelar estratégias para
envolver toda a escola em procedimentos e resultados;
III.
Contar com assistência científica, tecnológica ou pedagógica
externa, compatível com a natureza das atividades do projeto,
fornecida por instituição acadêmica ou educacional, que partilhe
com a escola interesses no desenvolvimento do projeto;
IV.
Promover o intercâmbio cultural e científico entre os participantes
do evento;
V.
Estimular a investigação e o interesse pelo estudo das ciências;
VI.
Incentivar a participação dos alunos e professores em eventos
científicos desta natureza.
2.
JUSTIFICATIVA:
A II
FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA representa mais uma ação de incentivo
ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais no âmbito
das escolas públicas do Estado do Ceará. Além disso, é um espaço
rico de possibilidades com a expressão da criatividade e para o
desenvolvimento das habilidades do aluno, do professor e da escola no
campo da pesquisa.
Como
lugar de acesso e produção de conhecimento, a escola desempenha um
papel extremamente relevante na medida em que introduz os jovens no
universo da cultura científica, organizando, refletindo sobre seus
conteúdos curriculares e contribuindo assim para a construção de
um ambiente de curiosidade e de entusiasmo em relação à pesquisa.
A II
FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA busca, fundamentalmente, ampliar o
espaço para o desenvolvimento da curiosidade científica, em sua
dimensão histórica, social e cultural, considerando os
questionamentos que nascem das experiências, expectativas e estudos
teóricos dos estudantes cearenses.
3.
DESCRIÇÃO GERAL DO PROJETO DA II FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E
CULTURA:
3.1
Abrangência:
O
propósito é envolver e integrar a EEEP José Ivanilton Nocrato
através da pesquisa científica às escolas públicas das redes
estadual e municipal de Ensino Fundamental e Médio do Estado do
Ceará através das feiras escolares.
3.2
Projetos participantes:
Deverá
participar toda a escola (Base Comum e Educação Profissional)
representada por trabalhos, relacionados às categorias propostas
neste Edital.
3.3
Participantes dos projetos:
I. Serão
aceitos projetos formados por equipes de alunos(as);
II. Todos
os projetos deverão ter a participação de 1 (um) Professor
Orientador;
III. Cada professor orientará
2 projetos, os mesmos poderão ser sugestionados pelos professores
orientadores, bem como pelos alunos orientados;
IV. Cada projeto deverá
possuir além de 1 (hum) professor orientador, 7 a 10 alunos
participantes.
4.
SELEÇÃO:
A II
FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA contará com cinco categorias, sendo
elas:
I.
Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
II.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
III.
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
IV.
Ciências Ambientais;
V.
Robótica Educacional.
Obs.: Os
projetos inscritos que apresentarem irregularidades técnicas na
formatação dos dados, na composição dos resultados ou qualquer
outro item regularizado pelo evento, poderão ser desclassificados.
A EEEP
José Ivanilton Nocrato selecionará, através dos critérios
determinados neste regulamento os trabalhos enviados para COMISSÃO
COORDENADORA DA II FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA.
4.1.
FEIRA REGIONAL:
A EEEP
selecionará os trabalhos, através de sua Feira de Ciências e
Cultura, os 05 (cinco) melhores trabalhos, 01 (um) para cada
categoria. A seleção deverá seguir os critérios determinados
neste regulamento (Item 11.3.).
5.
RESPONSABILIDADES:
A
ESCOLA: Será responsável pela realização da feira escolar;
selecionar os trabalhos por categoria; confeccionar o Banner dos
trabalhos escolhidos e transportar os alunos selecionados para o
local onde acontecerá a FEIRA ESTADUAL DE CIÊNCIAS E CULTURA .
6.
INSCRIÇÃO:
6.1.
FEIRA ESCOLAR: Os responsáveis pelos trabalhados selecionados
deverão providenciar os seguintes documentos:
I.
Ficha de Identificação da Equipe (Anexo I);
II.
Dados do projeto (Anexo II);
III.
Resumo do projeto (Enviar arquivo em formato digital – PDF).
Os
documentos acima deverão ser entregues a COMISSÃO COORDENADORA DA
II FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA.
6.2.
DESCRIÇÃO DOS DOCUMENTOS:
a)
Ficha de Inscrição: Os participantes deverão registrar seus dados
de identificação (Anexo I);
b)
Resumo: Deverá ser escrito em Português contendo, no máximo, 400
palavras, ser digitado no editor de texto BrOffice ou similar em
fonte “Arial 11”, espaçamento simples. O mesmo deve ser enviado
a COMISSÃO COORDENADORA DA II FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA
devidamente identificado para o seguinte e-mail:
eeepjoseivanilton@gmail.com
– O arquivo deve ser nomeado com 1 (uma) palavra chave do projeto.
Deverá
incluir:
I.
Introdução;
II.
Metodologia;
III.
Resultados;
IV.
Considerações Finais.
c)
Modelo:
Título:
FRUTAS SILVESTRES DA CAATINGA – PRESERVAR PARA ALIMENTAR E PREVENIR
PATOLOGIAS HUMANAS.
Autores
Luara
Barros Lourenço¹
Evanir
Araújo de Sousa¹
Gerciê
Oliveira Castro²
1
Alunas da E.E.F.M. Raimundo Nonato Ribeiro
2
Professor de Biologia da E.E.F.M. Raimundo Nonato Ribeiro
INTRODUÇÃO:
A
caatinga se destaca por sua riqueza na diversidade vegetal a qual
deve ser preservada em função do grande potencial alimentar e
medicinal das frutas silvestres. Numa relação homem e ambiente está
presente também à dependência onde o homem retira da natureza
todos os recursos pra a sobrevivência da humanidade. O
desconhecimento sobre as espécies frutíferas nativas do Brasil é
algo cultural, conforme mostra alguns levantamentos bibliográficos,
mas que apresenta uma riqueza de nutrientes importantes para a dieta
humana. Este estudo objetivou promover mudanças nos hábitos
alimentares da população deste Município como forma de pensar
políticas de preservação ambiental bem como alimentar e prevenir
várias patologias humanas.
METODOLOGIA:
No
desenvolvimento deste projeto, de forma interdisciplinar, alunos e
professores se sensibilizam para pensar e tomar iniciativas de
preservação do meio ambiente, especialmente o bioma em estudo. Para
a execução do projeto, inicialmente foi realizado um levantamento
da diversidade de frutas silvestres através de formulário, e
posteriormente um mapeamento na região de Trairi, sendo estas
coletadas conforme o período de safra, acondicionadas e
posteriormente fabricados algumas iguarias. Conforme o levantamento
bibliográfico quanto à taxonomia, foram ainda pesquisados o
princípio ativo de cada uma para descobrir o seu potencial
medicinal. Conforme o cronograma de ações, esta etapa culminará
com a produção de Herbário e um Atlas de botânica escolar que
servirá para o acervo de pesquisa de alunos.
RESULTADOS:
Neste
levantamento preliminar, foram identificadas taxiomicamente 20
espécies de frutas, distribuídas em 18 ordens e 16 famílias.
Destas, todas são utilizadas na alimentação humana, 13 possuem
aplicabilidade medicinal e todas contribuem de forma significativa na
preservação deste importante bioma: a caatinga. A produção de
iguarias como doces, bolos, sucos, sorvetes, sucos são as formas
mais comuns no processo de industrialização como forma de inserção
a práticas econômica e ecologicamente correta.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
Os
recursos naturais da caatinga possuem um grande potencial ambiental e
econômico, desde que aja um manejo ecologicamente correto, atendendo
não só os anseios da população mas, sobretudo, práticas de
preservação do Meio Ambiente. O projeto de preservação das frutas
silvestres da caatinga, neste estudo preliminar mapeou 20 espécies
das árvores frutíferas nativas ou adaptadas no semi-árido,
distribuídas em 18 ordens e 16 famílias. Das espécies
identificadas 13 possuem aplicação medicinal, 20 são utilizadas na
alimentação humana e todas contribuem significativamente na
preservação ambiental do bioma caatinga.
Palavras-chave:
Caatinga
E-mail
para contato: pnixwqptecfg@mail-temp.appspotmail.com (e-mail
fictício)
*Só
serão aceitos resumos entregues à COMISSÃO COORDENADORA DA II
FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA (item 6.2).
*Não
serão aceitos resumos fora do padrão acima (item 6.2 letra b).
*O
professor-orientador será responsável pela elaboração de um
cronograma de atividades de seus respectivos projetos, para
acompanhamento por parte de seu coordenador de área.
*A
revisão ortográfica de todo material elaborado por cada projeto
ficará sob responsabilidade do professor-orientador.
6.4.
PRAZOS:
I.
Para envio das fichas de inscrição e resumos dos projetos: de 05
de Maio a 09 de Maio de 2014;
7.
CATEGORIAS:
Observar
anexo II.
8.
EXPOSIÇÃO:
Os projetos deverão ser
montados nos respectivos dias de apresentação, dias 29 e 30 de Maio
de 2014, no horário das 07:00 às 09:00h. A apresentação dos
projetos ocorrerá no dia 29 de Maio de 2014, no horário das 09:30
às 16:00h e, no dia 30 de Maio de 2014, no horário das 09:30 às
15:15h, na EEEP José Ivanilton Nocrato, no município de Guaiúba.
Todos
os projetos das categorias Linguagens e Códigos e suas Tecnologias,
Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e
suas Tecnologias, Ciências Ambientais, Robótica
Educacional. Devem ser apresentados na Feira Regional na forma de
BANNER
e ESTANDE
(ou maquete), seguindo o padrão estabelecido pelo evento, também
deverá ser apresentado o CADERNO DE CAMPO ou de PESQUISA (Este
deverá ficar exposto em cada estande).
Não
será permitido nada que fuja as regras de segurança.
O
espaço reservado para cada expositor é de no mínimo 2,00m x 1,00m
e no máximo 4,00 x 4,00m.
A
apresentação visual deve ser em Português.
Será
disponibilizado, nos estandes, um ponto de ENERGIA e/ou
TELEVISOR mediante solicitação no ato de inscrição e por
ordem de chegada dos trabalhos inscritos (Anexo III). Cada equipe
caso seja necessário, deverá trazer o seu próprio computador e os
seus próprios equipamentos necessários à apresentação do seu
trabalho e sobre eles devem ter total responsabilidade .
Será
permitida a distribuição de cartões de contato, pequenas
lembranças e folders relativos ao projeto. Entretanto, a
distribuição não pode fazer parte da apresentação.
9.
ESTANDES:
Cada
estande será identificado por uma numeração. Cabe ao professor
orientador, antes da montagem, solicitar a comissão organizadora do
evento a sua localização.
10.
REGRAS DE SEGURANÇA:
Serão
PERMITIDAS a exposição dos seguintes itens:
a)
Espécimes (ou partes) dissecados;
b)
Animais vertebrados preservados (inclusive embriões);
c)
Órgãos ou membros de animais/humanos ou seus fluidos (sangue,
urina, etc.). Exceções: dentes, cabelos, unhas, ossos secos de
animais, cortes histológicos dissecados e slides de tecido úmido
quando completamente lacrado – sob supervisão do
professor-orientador;
- Combustíveis;
- Baterias com células expostas;
- Bebidas alcoólicas;
- Substâncias tóxicas ou de uso controlado sem utilização de EPI;
- Colocação em marcha de motores de combustão interna;
- Materiais cortantes, seringas, agulhas, materiais de vidro que possam provocar ferimentos sem supervisão do orientador;
- Fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual de técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas de laboratório similares;
- Prêmios, medalhas que tenham sido conquistados pelo grupo;
- Aparelhos de áudio/vídeo que não façam parte do Projeto.
Será
PROIBIDA a exposição dos seguintes itens:
*Todo
projeto inscrito em área inadequada poderá ser reclassificado pela
Comissão Coordenadora da II FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA, e
informado aos autores.
11.
AVALIAÇÃO DOS PROJETOS:
11.1.
Do Caderno de Campo ou de Pesquisa:
Neste
documento, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas que
realizou para desenvolver o projeto, relatando todos os fatos e as
datas respectivas. Se for continuação de projeto, o Caderno de
Campo deve abranger o período relativo a todo o desenvolvimento do
projeto, o mesmo não deverá ser digitado apenas MANUSCRITO.
O
Caderno deverá conter:
a)
Registro detalhado e preciso dos fatos, dos passos, das descobertas,
das novas indagações;
b)
Poderá ter fotos, gravuras, figuras e desenhos;
c)
Registro das datas e locais das investigações;
d)
Registro dos testes e resultados;
e)
Entrevistas e consultas às pessoas fonte;
f)
Referências Bibliográficas.
O
Caderno de Campo não faz parte dos documentos de inscrição, porém,
deve permanecer no expositor.
11.2.
Da Exibição Visual e Apresentação Oral (Observar Anexo IV):
A
exibição visual deverá ser feita na forma de banner e estande de
maneira clara e objetiva, salientando os dados mais importantes, para
possibilitar o perfeito entendimento do projeto. O banner deverá
seguir o seguinte padrão técnico:
I.
O banner deve ser confeccionado apenas depois que o trabalho tiver
sido selecionado pela II FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA;
II.
Tamanho do banner: Largura: 90cm; Altura: de 90cm até 1,20m (no
máximo);
III.
O texto do banner deve ser legível a uma distância de, pelo menos,
1 m;
IV.
Horário das Sessões de banner: Todo período de apresentação;
V.
A Solenidade de Premiação ocorrerá no dia 30 de Maio de 2014, a
partir das 16:00h, no Ginásio Poliesportivo da referida EEEP;
VI.
Os estandes deverão ser desmontados após às 16:00h, no dia 29 de
maio; e entre 15:15 e 16:00h, no dia 30 de maio – antecedendo a
premiação.
11.3.
Critérios de Avaliação:
Critérios
de Avaliação Pontuação
a)
Criatividade e inovação 20%
b)
Conhecimento científico do problema abordado 20%
c)
Metodologia científica 10%
d)
Profundidade da pesquisa 10%
e)
Clareza e objetividade na apresentação do trabalho 20%
f)
Ilustrações e complementos 10%
g)
Caderno de Campo 10%
11.3.1.
Criatividade e Inovação (20%):
Criatividade
é pensar coisas novas, inovação é fazer coisas novas e valiosas.
Inovação é a implementação de um novo ou significativamente
melhorado produto (bem ou serviço), processo de trabalho, ou prática
de relacionamento entre pessoas, grupos ou organizações.
Nem
sempre a inovação é o resultado da criação de algo totalmente
novo mas, com muita frequência, é o resultado da combinação
original de coisas já existentes. Algumas importantes inovações
consistem de novos usos para objetos e tecnologias existentes.
11.3.2.
Conhecimento científico do problema abordado (20%):
Do
conhecimento científico nasce o raciocínio argumentativo que é
extremamente relevante para o conhecimento das ciências. De posse do
conhecimento científico o educando poderá construir modelos,
desenvolverá explicações do mundo físico e natural e será capaz
de interagir com eles. Precisam demonstrar que aprenderam
significativamente os conceitos implicados associados ao trabalho
defendido, também precisam demonstrar que desenvolveram a capacidade
de responder questionamentos sobre o seu trabalho de posse dos
conhecimentos científicos.
11.3.3.
Metodologia Científica (10%):
Os
educandos precisam ser capazes de explicar como procederam as suas
investigações, que instrumentos eles utilizaram para coletar dados;
quais as fontes que eles pesquisaram, como eles tiveram acesso a
estas fontes; em que período desenvolveram suas pesquisas todas
estas explicações devem ter como amparo os conhecimentos
científicos adquiridos.
11.3.4.
Profundidade da Pesquisa (10%):
No
decorrer da apresentação deverá ser possível perceber até que
ponto os alunos se envolveram com a pesquisa; até que ponto eles
demonstraram interesse em desenvolvê-la, até que ponto eles
buscaram fundamentações científicas que fundamentassem a sua
pesquisa, finalmente, em que nível científico a pesquisa ficou
situada.
11.3.5.
Clareza e objetividade na apresentação do trabalho (20%):
Levando-se
em consideração o pouco tempo destinado à apresentação, já que
o avaliador tem outros trabalhos para avaliar, os autores devem
planejar com clareza e objetividade a sua apresentação de modo que
o tempo seja otimizado e as informações compartilhadas possam ser
bem explicadas e bem interpretadas.
11.3.6.
Ilustrações e complementos (10%):
As
equipes devem privilegiar o espaço do banner (0,90 x 1.20 cm)
destinando a maior parte (cerca de 75%) deste para exposição de
ilustrações (fotos, figuras, tabelas, quadros, gráficos, etc). No
espaço restante deverão ser explanados os textos relativos ao
trabalho apresentado. Caso a quantidade de ilustrações seja elevada
será permitido a exposição de mais ILUSTRAÇÕES (textos não) nas
paredes internas dos stands.
11.3.7.
Caderno de Campo (10%):
No
Caderno de Campo, o(s) alunos(s) deve(m) ter registrado as etapas que
realizou para desenvolver o projeto, relatando todos os fatos e as
datas respectivas. Se for continuação de projeto, o Caderno de
Campo deve abranger o período relativo a todo o desenvolvimento do
projeto, o mesmo não deverá ser digitado apenas manuscrito.
11.4.
Avaliação:
- Cada projeto será avaliado por, no mínimo, 02 (dois) avaliadores – sendo estes professores pertencentes ao quadro de professores do referido estabelecimento de ensino. Sua distribuição ocorrerá da seguinte forma:
- Professores-orientadores inscritos na categoria Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, serão avaliadores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (e vice-versa);
- Professores-orientadores inscritos na categoria Ciências Humanas e suas Tecnologias e Robótica Educacional, serão avaliadores da área de Ciências Ambientais (e vice-versa);
- Pelo menos um dos alunos expositores deverá permanecer sempre junto ao seu estande;
- A avaliação dos projetos ocorrerá nos dias 29 e 30 de Maio de 2014, de acordo com os horários definidos (Item 14);
- O grupo de avaliadores deverá ser composto por professores, pesquisadores e profissionais ligados a escolas, universidades, empresas e instituições públicas e privadas;
- É VEDADA a interferência do professor orientador durante a avaliação;
Obs.:
O cálculo que tomará por base a média de avaliação individual
será composto: pela nota individual no desempenho de cada
aluno nas atividades do projeto (dada pelo orientador), somadas com a
nota final do trabalho na classificação final da feira
(média dos jurados), divididos por 2 (dois).
12.
CLASSIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO DOS PROJETOS:
12.1.
Premiação dos Projetos:
- Serão premiados somente os primeiros lugares de cada categoria, de acordo com sua pontuação bruta;
- Em caso de empate ao final, os Critérios de desempate serão respectivamente conforme o ordenado edital, considerando primeiramente àqueles de maior peso:
- Criatividade e Inovação (20%);
- Conhecimento Científico do problema abordado (20%);
- Clareza e Objetividade na apresentação do trabalho (20%);
- Metodologia Científica (10%);
- Profundidade da Pesquisa (10%);
- Ilustrações e Complementos (10%);
- Caderno de Campo (10%).
- Permanecendo o empate, a decisão do primeiro lugar da categoria ocorrerá mediante sorteio.
12.2.
Casos Omissos:
Os
casos omissos sobre AVALIAÇÃO, JULGAMENTO E CLASSIFICAÇÃO serão
resolvidos pela Comissão Coordenadora da II Feira de Ciências e
Cultura (Amanda Oliveira, Fernando Vieira, Gilana Ferreira, João
Paulo Diógenes, Paulo Roberto dos Anjos).
13.
PENALIDADES:
- A não observância das normas estabelecidas neste regulamento implicará prejuízos na avaliação dos projetos inscritos;
- Atos de indisciplina, por parte dos expositores, serão encaminhados à Comissão Coordenadora da II Feira de Ciências e Cultura e estarão sujeitos à perda de pontos ou à desclassificação;
- Casos especiais serão analisados pela Comissão Coordenadora da II Feira de Ciências e Cultura;
- A falta de organização dos estandes implicará sobre a avaliação realizada pelos jurados – implicando também a desmontagem e limpeza do espaço físico do trabalho exposto no tempo determinado (Item 14.).
- PROGRAMAÇÃO:
Quinta-feira, 29 de Maio de
2014
Horário
|
Atividade
|
07:00
– 09:00h
|
Montagem
dos Trabalhos nos Estandes (Ciências
da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Ambientais)
|
08:30
– 09:00h
|
Lanche
|
09:00h
|
Abertura
do Evento (1º dia)
|
09:30h
– 16:00h
|
Avaliação
dos Projetos (Item 11.4, I.I.)
|
11:15h –
12:30min
|
Almoço
|
14:45h
– 15:15min
|
Lanche
|
15:15h
– 16:00h
|
Desmontagem
e Limpeza dos espaços de exposição dos trabalhos (Ciências
da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Ambientais)
|
16:45min
|
Encerramento
das atividades do 1º dia
|
Sexta-feira, 30 de Maio de 2014
Horário
|
Atividade
|
07:00
– 09:00h
|
Montagem
dos Trabalhos nos Estandes (Linguagens
e Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas
Tecnologias e Robótica Educacional)
|
08:30
– 09:00h
|
Lanche
|
09:00h
|
Abertura
do Evento (2º dia)
|
09:30h
– 15:15min
|
Avaliação
dos Projetos (Item 11.4, I.II.)
|
11:15h –
12:30min
|
Almoço
|
14:45h
– 15:15min
|
Lanche
|
15:15h
– 16:00h
|
Desmontagem
e Limpeza dos espaços de exposição dos trabalhos (Linguagens
e Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas
Tecnologias e Robótica Educacional)
|
16:00h
|
Solenidade
de Premiação II Feira de Ciências e Cultura
|
16:45min
|
Encerramento
das atividades do 2º dia
|
ANEXO I
II
FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA
FICHA
DE INSCRIÇÃO (por projeto)
DADOS
DE IDENTIFICAÇÃO
a) Aluno(s): (Indicar o aluno
coordenador do projeto)
a) a) Aluno(a):
____________________________________________________________________
Endereço:
_______________________________________________________________________
Bairro:
__________________________________________________________________________
CEP: __________-______
Telefone/Fax: ________-________
E-mail:
_________________________________________________________________________
a) b) Aluno(a):
___________________________________________________________________
Endereço:
_______________________________________________________________________
Bairro:
__________________________________________________________________________
CEP: __________-______
Telefone/Fax: ________-________
E-mail:
_________________________________________________________________________
a) c) Aluno(a):
___________________________________________________________________
Endereço:
_______________________________________________________________________
Bairro:
__________________________________________________________________________
CEP: __________-______
Telefone/Fax: ________-________
E-mail:
_________________________________________________________________________
b) Orientador:
Professor(a) Orientador(a):
__________________________________________________________
Endereço:
_______________________________________________________________________
Bairro:
__________________________________________________________________________
Telefone/Fax: ________-________
CEP: __________-______
E-mail:
_________________________________________________________________________
ANEXO II
II
FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA
DADOS
DO PROJETO
Título:
__________________________________________________________________________
Categoria:
_______________________________________________________________________
- I. Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;
- II. Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- III. Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- IV. Ciências Ambientais;
- V. Robótica Educacional.
ATENÇÃO!
1.
O que define a área de inscrição é o objeto da pesquisa e não a
sua aplicação;
2.
Assinalar apenas uma opção dentro da categoria desejada;
3.
As parcerias com Instituições de Pesquisa em qualquer nível de
ensino são admitidas e estimuladas.
ANEXO III
II
FEIRA DE CIÊNCIAS E CULTURA
QUESTIONÁRIO
DE INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Título do Projeto:
_________________________________________________________________
Área de inscrição:
_________________________________________________________________
Autor(es):
_______________________________________________________________________
Orientador(a):
____________________________________________________________________
Recursos
utilizados no projeto/apresentação (SIM ou NÃO):
Laboratório
próprio? ______ Computador? ______
Ambiente
escolar? ______ Teve assistência de cientista? ______
Teve
assistência de engenheiro? ______ Teve assistência de professor?
______
Teve
assistência de adultos fora do ambiente escolar? ______
Será
necessário ponto de energia? ______ Televisão? ______
Exposição
de espécimes vivos? ______ Utilização de EPI? ______
Utilização
de materiais de uso controlado? ______
Será
necessário utilização de material cortante/perfurante? ______
Observação:
Este
questionário deve ser entregue por ocasião da inscrição.
ANEXO IV
COMO
FAZER UM BANNER CIENTÍFICO
1.
Função do Banner: Sintetizar informações e dados relevantes da
pesquisa.
2.
Formato Gráfico:
2.1.
Tamanho do banner: 90cm de largura por 1,20m de altura (90cm x
1,20m);
2.2.
Tamanho da fonte e espaçamento entre linhas: (legível a uma
distância de pelo menos 1m – dependerá da quantidade de
informação contida; no banner).
- Tamanho recomendado de fonte para título: 40;
- Tamanho recomendado de fonte para texto: 26;
- Tamanho recomendado de fonte para gráficos, tabelas, fotos, figuras etc: 14 a 16;
- Tamanho recomendado de fonte para contato: 14 a 16.
2.3
Cor da fonte (Que se destaque da cor definida no plano de fundo do
banner).
2.4
Alinhamentos: justificado.
2.5
Margens: (esquerda 3.0 cm / direita, superior e inferior 2,5 cm.).
3.
Estrutura do banner:
3.1.
Título:
- Deve ser sintético e refletir a essência do trabalho, ou seja, o objeto de pesquisa;
- Deve ser centralizado.
3.2
Autores e Orientador(a):
- Citados por extenso;
- Deve ser centralizado.
3.3
Introdução:
- Apresenta uma visão geral do trabalho;
- Utilizando autores e teorias que dão subsídios ao trabalho;
- Descrição: Apresentação resumida da pesquisa e sua justificativa (Relevância do problema ou tema estudado), realçando a relevância social e acadêmica do estudo;
- Hipóteses/Objetivos: Indicação daquilo que o pesquisador almeja descobrir com a pesquisa.
3.4
Metodologia:
- Apresenta os procedimentos de coletas e análise dos dados;
- Síntese da metodologia (análise do discurso, análise de conteúdo etc.) e dos procedimentos metodológicos (pesquisa em periódicos, observação, entrevista, etc.) adotados pelo pesquisador.
3.5
Resultados:
Indicação
dos resultados alcançados, com breve análise de como eles foram
obtidos e quais as suas implicações.
3.6
Considerações Finais:
- Breve resgate das hipóteses/objetivos, relacionando-os aos resultados de maior destaque, e indicação de perspectivas para abordagem do tema;
- Confirma ou refuta as(os) hipóteses/objetivos do trabalho.
- Deverá apresentar deduções lógicas e correspondentes aos(às) objetivos/hipóteses propostos, ressaltando o alcance e as consequências de suas contribuições, bem como seu possível mérito.
3.7
Referências Bibliográficas:
- Indicação da bibliografia, dos periódicos e de demais fontes efetivamente utilizadas pelo autor conforme normas da ABNT;
- Citar as três fontes mais importantes.
ATENÇÃO!
Sobre a colocação de Gráficos, Tabelas, Fotos e Figuras
Quando
houver Fotos, essas devem ser ampliadas, preferencialmente em cores,
com boa resolução, contendo legenda abaixo das mesmas. Tabelas e
Figuras, também devem ser ampliadas, com boa qualidade de impressão,
contendo legenda explicativa. Recomenda-se mesclar texto, gráficos e
figuras. Não esqueçam! 75% do Banner deve ser composto por
Gráficos, Tabelas, Fotos, Figuras, etc.
ANEXO V
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
Atividade
|
Período
|
Apresentação do Edital aos
professores.
|
02 de Abril
|
Apresentação do Edital aos
alunos.
|
04 de Abril
|
Período de Inscrições.
|
05 a 09 Maio
|
Encontros destinados à
orientação dos projetos.
|
09, 16, 23, 30 de Abril
07, 14, 21, 28 de Maio
|
Entrega do material (em PDF) para
a confecção dos Banners.
|
16 de Maio
|
II
Feira de Ciências e Cultura.
|
29 e 30 de Maio
|
ANEXO VI
RELAÇÃO
DE PROFESSORES-ORIENTADORES PARTICIPANTES
- Ana Luiza;
- Luciana Ribeiro;
- Rafael Nogueira;
- Raquel Rosário;
- André Santos;
- Gilson Freitas;
- Carlos Eduardo;
- Ítalo Araújo;
- Kleiton;
- João Henrique;
- Rafael Maciel;
- Thiago Andrade;
- Pedro Farias;
- Stenio Alves;
- Daniel Oliveira;
- Isabelly Silva;
- Juvenília Albuquerque;
- Estefânia Teixeira;
- Gesica Rosário;
- Lucivânia Arimatéia;
- Renato Serra;
- Raquel Bezerra;
- Manoel Oliveira;
- Franci Lira;
- José Anderson;
- Karine Lima;
- Karoline Lima;
- Marcos Wanderley;
- Flávio Rodrigues;
- Matheus Santos;
- Jean Nascimento;
- Gláucia Fiúza;
ANEXO VII
RELAÇÃO DE LOCAIS DISPONÍVEIS
PARA OS ENCONTROS SEMANAIS
- Salas de aula 01 a 12 (12 vagas):
- 01: ________________________
- 02: ________________________
- 03: ________________________
- 04: ________________________
- 05: ________________________
- 06: ________________________
- 07: ________________________
- 08: ________________________
- 09: ________________________
- 10: ________________________
- 11: ________________________
- 12: ________________________
- LEI (01 vaga): ________________________
- Laboratório de Línguas (01 vaga): ________________________
- Laboratório de Química (01 vaga): ________________________
- Laboratório de Biologia (01 vaga): ________________________
- Laboratório de Física (01 vaga): ________________________
- Laboratório de Matemática (01 vaga): ________________________
- Biblioteca (02 vagas):
- Pavimento superior: ________________________
- Pavimento inferior: ________________________
- Auditório (02 vagas):
- 01: ________________________
- 02: ________________________
- Refeitório (04 vagas):
- 01: ________________________
- 02: ________________________
- 03: ________________________
- 04: ________________________
- Ginásio (02 vagas):
- 01: ________________________
- 02: ________________________
- Área de convivência – Einstein/Pracinha (01 vaga): ________________________
- Área de Convivência – Escadas/Mesas (01 vaga): ________________________
- Área de Convivência – Pavimento superior/Rampa (01 vaga): ________________________
- Sala do Grêmio (01 vaga): ________________________
*A comissão organizadora
informa que os locais listados acima estarão disponíveis para
reserva até o dia 08 de abril de 2014 – tratar com Paulo Roberto.
*A organização e manutenção
da ordem no ambiente reservado para os encontros presenciais é de
responsabilidade do professor-orientador e dos demais componentes do
projeto. (Item 13.)
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